sábado, 16 de maio de 2009

Tuning – brincadeira de gente grande


Foto do Buggy Happy Luxo

Dizem que brasileiro é apaixonado por carro. E parece que é mesmo! O servidor da Secretaria Técnica de Eletrônica (STEL), Adamastor Pinto Neto ou Adams, como é conhecido pelos colegas, demonstra, através do tuning, a paixão pelo seu Buggy 92, batizado de Happy Luxo. 

Tuning, para quem não está familiarizado com o termo, vem da língua inglesa e quer dizer afinação ou otimização. Os adeptos definem a palavra como a arte de modificar o carro, em algumas partes ou por completo, para deixá-lo mais bonito, performático, seguro e, principalmente, único. Aí, vale alterar e personalizar qualquer componente do veículo: rodas, pneus, motor, carroceria, tapetes, câmbios, dutos de escapamento, som e por aí vai. O tuning é um hobby, feito pura e simplesmente por prazer. O importante é deixar o carro com a cara do dono, digno de exibição e admiração. 

No caso do nosso servidor tuneiro, a paixão por veículos e por deixá-los diferentes vem de longe. Há tempos ele já pintava carrocerias de carros de rádio controle, em sua loja. “Agora o hobby passou a ser realidade. Passei da miniatura, ou da escala 1:32 para a 1:1”, ri ao dizer que agora brinca de montar carros de verdade. 

Adams explica que já comprou o Buggy com a intenção de modificá-lo e escolheu um carro com 15 anos de uso, justamente para não pagar o IPVA. Além disso, cita mais vantagens: “ao invés de comprar um carro 0 Km por 25 mil reais, original da fábrica, prefiro gastar 12 mil e deixar o Buggy ‘zero’ e do jeitinho que quero”, diz. Para ele, além de deixar o carro personalizado, o tuning ainda tem outra vantagem “é anti-furto. Afinal, quem vai querer um carro tunado? Os bandidos não vão querer sair pelas ruas com um carro cheio de adesivos, cores fortes e néon”, defende.

Foto do Buggy Happy Luxo

Para tunar o Buggy, Adams procurou peças em mais de 20 lojas, internet e feiras. O carro é todo no tom azul escuro com partes cromadas. Os tapetes são de alumínio azul e, como não tem portas, Adams teve de aparafusá-los ao assoalho para evitar furtos. Entre os detalhes, que certamente fazem toda a diferença, estão o pára-choque dianteiro com CAMBÃO (engate para ser socorrido de atoleiros), o Santo Antônio sob a capota como nos carros de corrida, as largas rodas com 8 e 9,5 polegadas, pneus de competição e até uma garrafa de nitro (óxido nitroso – NO2) que reserva surpresa aos admiradores. “A garotada vai ficar alucinada”, vibra Adams ao contar sobre a buzina que tem o som do turbo, o adesivo do NOS na garrafa de nitro e sobre a placa especialmente pensada: Need for Speed – OFF ROAD.

No Brasil, dizem os amantes do tuning, a “arte” começou a pegar mesmo depois do lançamento do filme “Velozes e Furiosos”, em 2001. Segundo Adams, aqui em Brasília o filme ocasionou um boom, nessa época, e muitas pessoas aderiram ao tuning. Mas, com o passar do tempo e com a falta de lojas e os altos preços de peças, ultimamente não se vê muito movimento de tuneiros na cidade. Mesmo assim, ele não vê a hora de participar de exposições. Em julho Adams pretendia participar com o Happy Luxo de um festival na Bahia, mas como o evento coincidirá com o dia do aniversário, acabou desistindo. 

E Adams parece ter gostado tanto de tunar o Buggy, que segundo ele é o mais bonito do Brasil (ele garante que quanto a roda, pelo menos, só existe igual em outro carro: uma Ferrari), que já tem planos para outro carro, o Kia Shephia, ano 1992. “O carro é muito bom, era da minha mãe, que não o utilizava, e resolveu passá-lo para a minha esposa. Vale a pena investir nele”, garante. 

Para entender mais sobre tuning de carros, uma dica pode ser assistir a programas de transformação de carros como o quadro “lata-velha”, do Caldeirão do Huck, na Rede Globo, ou o Pimp My Ride, da MTV.


Veja o Buggy do Adams antes, durante e depois da reforma


Mais dicas (revista Motor Tuning Car) sobre o que é permitido e o que é proibido, por lei, fazer no carro.




Fontes consultadas: 
site Tuning Online
- revista Motor Tuning Car

Fotos: arquivo pessoal de Adams

FONTE DO ARTIGO: http://www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/jornal/jornal78/comportamento_tuning.aspx

2 comentários:

  1. Olá, estamos com grandes promoções de Kits de instrumentos esportivos para Buggys a partir de R$ 480,00 : "Velocímetros, Conta giros, Indicador de Combustível com bóia elétrica Tubular e Sinaleira". Confira em nossa loja virtual: www.deltatuning.com.br
    MSN : deltabrasil@hotmail.com
    Abraços,
    Leonardo DELTA BRASIL

    ResponderExcluir
  2. parceiro podemos fazer parceiragem?
    meu blog é
    www.coiotebuggytour.blogspot.com
    vou te colocar como parceiro blz!!!
    vlw

    ResponderExcluir

SEGUIDORES DO BLOG do BUGGY:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

FOTOS DO MEU BUGGY: "Hulk"

FOTOS DO MEU BUGGY: "Hulk"
veja mais fotos do HULK clicando na foto