sábado, 16 de maio de 2009

Dirigindo com cambão (buggy engatado no carro)...

Prezado amigo e companheiro Carlos Buggyman

Vou tentar falar um pouco sobre como eu traciono meu Buggy. Já fiz isto com um Monza 2.0 e observei que em estrada plana tudo ia bem, mas nas subidas o mesmo "chorava" e às vezes chegava a esquentar. Todavia nunca deixei ferver. Agora estou usando uma Toyota Hilux e a coisa ficou bem mais fácil. Verifico bem os freios, o engate, a munheca, a tomada de luz (lanterna, luz de placa, pisca e freio), etc.

Uso uma corrente de segurança envolvendo a munheca e amarrada no suporte do engate e, principalmente, muita prudência, bom senso e atenção. É preciso lembrar que, ao rebocar o Buggy, o seu carro se transformará num veículo mais longo e mais lento e estará arrastando um peso de meia tonelada (ou pouco mais) e, neste caso, uma freada brusca certamente não seria bem sucedida.

No plano vai tudo bem, mas na descida o Buggy " empurra " o carro-tração e fica um pouco mais demorado frear e, por isto, é preciso manter distância do carro à sua frente. É aconselhável descer uma ladeira ou uma serra com o carro engatado numa marcha de média velocidade e usar o freio com parcimônia. Se o motorista usar apenas o freio, este logo se aquece e vai perdendo eficiência. Numa ladeira isto é pouco evidente, porém numa serra poderá deixá-lo sem freio. Devemos usar o câmbio e o freio, em conjunto. Na subida, devemos observar a temperatura do motor e se começar a esquentar é melhor parar por alguns minutos. Numa auto-estrada plana, de duas pistas e sem trânsito pesado, é possível ir a 80-100 Km/h. Numa serra, ladeira ou curva é prudente diminuir.

É preciso ficar bem atento aos outros carros, pois muitos motoristas se atrapalham (alguns até se assustam) com um carro sendo tracionado por outro carro. O conjunto carro-tração e Buggy funciona como um veículo longo (com o dobro do comprimento) e isto não deve ser esquecido, principalmente nos cruzamentos e nas ultrapassagens.

Alguns motoristas são distraídos e podem ficar em dificuldades quanto estão nos ultrapassando ou vice-versa, principalmente se a pista for única. É boa prática sinalizar com o pisca-pisca que você vai iniciar a ultrapassagem, ou avisar ao veículo à ré se ele pode ou não lhe ultrapassar. Ao entrar numa curva é prudente já ter diminuído a velocidade porque uma derrapagem seria um desastre. Não se deve colocar muita carga no Buggy, para aproveitar espaço, pois ele poderia ficar muito pesado e tudo ficaria mais difícil. Coisas volumosas e leves (roupas, travesseiros, colchonetes) podem ir no Buggy, mas coisas mais pesadas devem ir no carro-tração, dentro do limite do bom senso.

A visibilidade é importante e é fundamental controlar a traseira e os flancos com os espelhos e nenhuma carga deve atrapalhar a visão. Ao chegar numa cidade ou mesmo num posto de gasolina, é bom visualizar como estacionar pois dar marcha-ré com o Buggy engatado é possível, mas é difícil e demorado para manobrar. É semelhante a manobra do caminhão (cavalo-mecânico) com a carreta. Se quiser virar o Buggy para direita, dando ré, é preciso virar a trapeira do carro-tração para a esquerda - é sempre ao contrário e esta manobra não é fácil para quem não está acostumado. Se ficar atrapalhado é melhor desengatar e manobrar cada carro separadamente.

Após cada parada é bom conferir a munheca, a corrente de segurança e os pneus. Eu não aconselho levar ninguém como passageiro no Buggy pois, em caso de emergência, o mesmo teria pouco ou nenhum controle sobre o carro.

Costumo trafegar com as lanternas ligadas, mesmo durante o dia para que o conjunto carro-tração/Buggy seja bem notado pelos outros motoristas e pedestres. Sempre uso o pisca-pisca para virar à direita ou esquerda e no caso de lombadas ou trânsito lento, vou pisando algumas vezes no freio para que as luzes de breque se acendam e sinalizem a freada. Os motoristas agradecem estes avisos, ficam curiosos com o reboque e procuram não atrapalhar, mas sempre existe o imprudente, o pouco civilizado, o egoísta e precisamos ter cautela com eles.

Mas viajando com prudência é perfeitamente possível levar o Buggy aonde você quiser. Eu já tracionei meu Buggy inúmeras vezes e nunca tive nenhum acidente ou susto.

My dear friend Buggyman, I did what I could. Is it whortwhile ? I hope so. Um grande abraço e muitas felicidades.

AMADEU ZULLINO

fonte: http://www.geocities.com/glaspac73/driving

3 comentários:

  1. Excelente sua explicação, Parabéns!
    Estou aventurando nesse mundo de buggy e aida estou um pouco sem experiência no assunto, lendo seu relato, acredito ter aprendido um pouco mais.
    Grato.

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  2. Amigo, sou novo no mundo do buggy, mas gostei da sua explicação. gostaria de saber onde posso adquirir um towbar para colocar no meu buggy vc conhece algum lugar? bom meu e-mail é fabioamanda@terra.com.br se lpuder mande contato ok? valeu

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  3. Por favor preciso saber se posso rebocar uma Variant 1970 de Juiz de fora para Curitiba com cambão triangular o carro tração é um Peugeot 406 sedan 4cil 16 v de 135 cv, a legislação permite isso?


    Obrigado!!!


    Sinesio

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