segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Viagem de buggy de Mairiporã/SP à Serra do Rio do Rastro/SC 2009

também achei legal esta matéria em que um pai e um filho viajaram juntos de buggy.... mais inspiração pra minha viagem:


A viagem de buggy à Serra do Rio do Rastro 2009 ocorreu de 15 a 18 de junho, com saída de Mairiporã/SP até Serra do Rio do Rastro - SC, confira!

Período: 15 a 18 de junho de 2009

Veículo: Buggy modelo Kadron ano 1970
Ocupantes: Armando (pai) e Kaká (filho)
Saída: Mairiporã – SP
Destino: Serra do Rio do Rastro - SC
Total de km : 2.180
Total de combustível em litros: 167
Média de consumo: 13,1 km/l
Custo do combustível: R$ 410,00
Velocidade média: entre 90 e 120 km/h
Equipamentos indispensáveis: Muita roupa de inverno
Depois de quase um ano reformando o velho buggy, modelo Kadron, ano 1970, achamos que uma viagem, seria um bom teste para todas as adaptações que ele sofreu, culminando com a troca do motor por um VW AP 1600cc. Após uma ultima revisão, marcamos a saída para as 4:30h do dia 15 de junho de 2009.
1º dia – Mairiporã – Florianópolis – Acordamos às 4:00h da manhã, se pudermos considerar que dormimos alguma coisa devido a ansiedade pela partida. Duas bolsas e uma pequena mala foram acomodadas em cima dos bancos traseiros, colocamos nossas jaquetas de nylon acolchoadas e partimos pontualmente às 4:30h. O termômetro em casa registrava 11ºC. Noite limpa e fria, fizemos nossa primeira parada no posto Fazendeiro em Miracatu para abastecimento e café da manhã.
Como previsto chegamos a Curitiba às 10:00h e fomos até a fabrica de buggies Wake onde fomos recebidos pelo Nilmar. Fizemos um “test drive” pelas ruas próximas à fabrica e a constatação do bom trabalho feito pela Wake no chassis e cambio de 5 marchas a frente, o buggy é muito gostoso de andar com boas acelerações, suspensões e freio com hidrovácuo. Ainda vou comprar um desses. Às 11:30h saímos em direção a Florianópolis com transito bom e muito sol, mas também muito frio, chegamos por volta das 16:00 no hotel Vila das Palmeiras na praia de Canasvieiras.
2º dia – Florianópolis - Neste dia, mesmo nublado e chovendo, fizemos um “tour” por toda a ilha de Santa Catarina de norte a sul de leste a oeste, visitando praticamente todas as praias. Acho que a próxima viagem do buggy deve ser de volta a Floripa no verão e por um período de pelo menos 10 dias. Nesta viagem o objetivo era outro.
3º dia - Florianópolis – Alfredo Wagner – Chegou o dia que era o objetivo da viagem: subir a Serra do Rio do Rastro. Logo cedo já estávamos na BR-101. A pista dupla acabou em Palhoça e seguimos, agora com mais cuidado para o entroncamento com a SC-438 que nos levaria até Gravatal, São Ludgero, Orleans e Lauro Muller. O tempo não estava dos melhores, frio com muito vento, neblina e a visibilidade prejudicada, mas mesmo assim o visual era compensador.
Estávamos realizados e felizes com os objetivos da viagem alcançados, o destino e o meio de transporte. Quando chegamos ao mirante no alto da serra a visibilidade não passava de 20 metros e a temperatura dentro da loja de souvenier era de 6ºC, mas seu proprietário disse que sensação térmica, fora, era de -12ºC e nós acreditamos, por que no estacionamento só se via um bando de quatis que vieram ao nosso encontro implorar por pinhões quentes que estávamos comendo. Depois de algumas fotos partimos para Alfredo Wagner pela SC-430, chegamos por volta das 16:30h. A melhor refeição da viagem, foi nesta cidade, no restaurante Recanto do Sossego com uma lareira de ferro que aquecia todo salão.
4º - Alfredo Wagner – Mairiporã - Acordamos às 6:00h, tomamos banho, arrumamos as bolsas e mala e fomos os primeiros hospedes do hotel a tomarmos café às 7:00h, logo depois saímos para os últimos 880 km que foram rodados em 13 horas, pelo caminho mais difícil, passando por Rio do Sul para as compras de calças jeans, Blumenau e chegando até o trevo de Navegantes na BR 101. Seguimos sentido Curitiba e em Garuva saímos pela PR-412 para passar por Guaratuba, balsa para Matinhos, Morretes e subir a Estrada da Graciosa até a BR 116. Viagem tranqüila até Mairiporã, quando chegamos às 21:30h.
Conclusão
De todas as viagens que este buggy fez comigo ao longo desses quase 10 anos que estou com ele, além de ter sido a mais longa com certeza foi a mais gratificante, por vários motivos:
1 – A reforma durou quase um ano e depois de todas as modificações ele esta perfeito.
2 – Com a troca do motor a velocidade média subiu, de +/- 80 para 110 km/h
3 – A troca dos pneus diagonais traseiros Dune Buggy 10L15 por radiais 265/70 – 15 melhorou a estabilidade em curvas e facilitou o balanceamento das rodas traseiras, além de não usar mais câmaras.
4 – A troca dos faróis Sealed Beam por blocos ópticos da Honda Twister e colocação de lâmpadas halógenas melhorou a iluminação para as viagens noturnas
5 – Mesmo com motor carburado a gasolina, o consumo de combustível diminuiu, fazendo agora em média 13 km/l a 110 km/h
6 – Com o motor refrigerado a água e o escapamento original de moto Kawasaki Ninja de 1300cc o barulho interno diminuiu e é possível conversar dentro do buggy andando em alta velocidade com relativa facilidade.

Fonte: Armando Angelo Baldocchi
Cidade: Mairiporã-SP-Brasil
Fotos: Armando Angelo Baldocchi
Publicado: Berenice Correa
DATA: 18/06/2009

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