segunda-feira, 30 de março de 2009

Como calibrar o pneu...

Este é o terceiro post sobre "calibrar pneu". Um assunto tão simples, mas muito importante, e que virou um trilogia! =)


Então vamos ao final da trilogia.

O primeiro passo para calibrar o pneu, é você parar o carro próximo a máquina para calibrar.  Geralmente elas ficam no canto dos postos de combustíveis, se não sabe onde fica é só perguntar para o frentista. Estacione o carro numa posição que privilegie o acesso aos quatro pneus, não vai inventar de parar todo torto e longe...

Após posicionar o carro no local, você deve configurar a máquina para a pressão correta. Então, se você vai começar o pneu dianteiro, configure a pressão para o pneu. Veja na imagem abaixo uma ilustração de uma máquina para calibrar pneus:


O importante na máquina é identificar onde ela está marcando a pressão atual, que é o valor que ela irá calibrar no seu pneu. E os botões de ajuste deste valor. Então você ajusta o valor para o valor informado no manual do carro para calibrar o pneu. Com o valor ajustado, o próximo passo é conectar a mangueira ao pneu do carro.



Para fazer isso é bem simples, desenrole a mangueira e leve-a até o pneu do carro. Retire a tampinha do bico do pneu e conecte a mangueira. Para conectar, basta pressionar a trava de segurança e conectar. Após conectar, é só aguardar o aviso sonoro. Durante o processo, você ficará ouvindo um barulho de ar pressurizado, fique tranquilo, seu pneu não irá explodir. Quando o pneu estiver cheio, a máquina emitirá um aviso sonoro, então você calmamente pressiona a trava de segurança novamente, remove a mangueira e coloca a tampinha do bico novamente (cuidado para não perdê-la!!).

Atenção: Algumas máquinas possuem duas mangueiras, por isso, caso não saiba qual utilizar basta prestar atenção na máquina, pois se ela não estiver marcando a pressão atual no visor ou se ultrapassar a que você determinou, essa mangueira é a manual. No caso de você encher o pneu mais do que devia, basta conectar a mangueira sem soltar a trava de segurança, isso fará o ar sair do pneu.

Após calibrar os pneus dianteiros, volte a máquina, ajuste a pressão para os pneus traseiros e repita os passos novamente.

Não esqueça de calibrar o estepe também.

Pronto, carro seguro e econômico. Preservando o meio-ambiente.

Fique tranquilo, esse é um processo bem simples e sem riscos de danos, muito menos de morte! hehehehe

Existem postos que as máquinas de calibrar ficam junto com as bombas de combustíveis, nesse caso, solicite ao frentista para ele calibrar o seu pneu. Uma boa opção para as mulheres, já que nesse processo é muito provavel que você suje suas mãos.

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